terça-feira, 17 de abril de 2012

"Cuidado com o cão"

Há mais ou menos 1 ano atrás, o Senhor Silva contou-me que uma Senhora de Viana lhe havia dito: "Sr. Silva, eu adoro este cãozinho, eu nem lhe devia dizer isto, mas eu gosto mais dele do que do meu filho de 7 anos!..." E, na altura, eu ri-me, ri-me nem sei bem se de estranheza por alguma bizarrice que a história pudesse ter ou ri-me por achar simplesmente piada a tal "confisssão".
Ao dia de hoje, passado 1 ano, eu consigo compreender perfeitamente a supracitada confissão. De facto, a relação com um animal pode tornar-se cheia, repleta de afecto! E torna-se. E como um animal não fala, não chora, não ri, não reclama, não pede (só pedem mesmo, gemendo ou ladrando, pelas suas necessidades elementares: comer, passear, atenção e brincar e pouco ou nada mais), não exige, não discute, porque é um animal, facilmente as pessoas podem cair na "armadilha"... Ou seja, é muito mais fácil manter, cuidar, "ajeitar" uma relação com um animal, neste caso com um cão, do que com uma pessoa, com um ser humano. É mais fácil e prático lidar com um animal do que com um ser humano, claro que é! Não tenho qualquer dúvida! Mas Cuidado...Um Animal, por muito Amor que lhe tenhamos e que ele por nós tenha em triplo, jamais ocupa ou ocupará o lugar de um Filho, de um Amigo, de um Marido, de um Namorado, de um Companheiro, de um Pai, de uma Mãe...Jamais! Por isso, "Cuidado com o cão"!

1 comentário:

  1. Que SUSTO! Ao começar a ler este post cheguei a pensar que na tua versão o miúdo de 7 anos teria aí uns 30... Contudo descansei com a conclusão :-)

    ResponderEliminar