quarta-feira, 10 de julho de 2013

Viva a Quinoa! Nham, Nham!


«Quinoa: a proteína em grão

A quinoa é um alimento de alto valor biólogo, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente.

Ela também é fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6. Como qualquer cereal, é muito rica em fibras, sendo portanto uma ótima fonte de carboidratos para a alimentação. Além disso, a quinoa possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B.

Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido a suas quantidades de cálcio.

As vitaminas do complexo B presentes na quinoa são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios. Além disso, as fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Ela também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. Por fim, também é um grão recomendado para pessoas que possuem doença celíaca, já que não contém glúten.»


Há muito, muito tempo que ando para experimentar Quinoa. E porquê? Porque há já muito tempo que sei que é um alimento muito saudável de origem vegetal! Já li em diversos blogues que é uma excelente proteína para ser introduzida na dieta alimentar. Ainda no ano passado em Setembro quando estive em Lisboa, passei por uma Loja que não me lembro o nome exacto, mas que era uma espécie de “Quinoa Store” onde se podem fazer refeições com quinoa e onde esta é também comercializada. Mais recentemente, como comecei a praticar actividade física (Corrida) com maior intensidade e frequência, também comecei a ler sobre cuidados alimentares a ter antes, durante e depois do exercício. Até que um dia também neste âmbito a Quinoa surge como uma excelente e rica proteína para ser introduzida na alimentação de um “atleta”. Pois bem, mas o meu problema em usá-la estava na sua confecção! Pois claro! Eu não sou dada a cozinhados e tudo que é novidade é para mim ainda mais angustiante!Sim, porque darem-me uma receita para a mão é quase como dar-me uma caixa de ferramentas! “O que é que eu faço com isto!!!??  ” ou então, pior ainda, até “meto a mão na massa” e depois sai asneirada ou até me “aleijo” (sim, como diz meu namorido, qualquer coisa na minha mão «é uma arma»! ehehehehe). Mas ontem à hora de almoço numa ida ao Jumbo passei por uma Caixa de Quinoa e de imediato decidi trazer. Até li as indicações de confecção e pareceram-me fáceis e simples de se fazer (sobretudo não sendo eu a fazer!) e então lá trouxe. Ainda consultei a minha Amiga vegan para lhe sacar uam receita, mas não é grão que ela use. Não tinha nada para me aconselhar. (Vá foi à net ver umas receitas). Fui à Net e pesquisei uma\ duas receitas simples e enviei por e-mail ao R. Quando ontem cheguei a casa do ginásio, lá estava uma travessinha de Quinoa (com espinafres, tomate, courgete, cebola, tomilho…) linda e maravilhosda com óptimo aspecto! Quando provei (fria) fiquei maravilhada! Que delícia! E para refeição de jantar, ou seja, bem leve como eu gosto, sobretudo neste tempo quente, é ideal! I Love Quinoa! Soube-me tão, tão bem…uhm… Ainda bem que sobrou para hoje! Divinal! R. Parabéns! Claro que a ideia foi minha vá…mas a confecção estava perfeita!

 


Sem comentários:

Enviar um comentário