segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Fim de Tarde na Tasca


Fomos à Tasca dos ditos maiores Bolinhos de Bacalhau do "Puorto"! A Tasca era pequenérrima e repleta de gente bairrista (quais Turistas,quais quê...!!) aos berros, a comerem e a beberem muito, muitíssimo e com suas bocas e mãos bezuntadas de gordura dos Belos Petiscos Fritos e Oleados lá da Tasca.
Do lado de lá do balcão era fritura e mais fritura de tudo um pouco com duas senhoras em azáfama só mesmo vista cá no Norte. Além delas um Senhor Gigantesco (para cima e para os lados) com seu Pólo Amarelo pingado a suor abundante que escorria de seu rosto simpático. O Senhor era de um atendimento de Jóia! Não ele não era Brasileiro, mas era Super Amistoso e Engraçadote.
Lá nos sentamos numa mesa comprida com bancos corridos, após fazermos o pedido ao balcão.
Sob a melodia dos berros e goladas e copos a pousar nas mesas, aguardávamos os nossos Bolinhos...
«Olhe podemos sentar daquele lado?» E nós «Claro que sim, podem!» Elas eram duas! Duas "avós" independentes da Vida. Elas eram loiras. Uma exibia umas longas unhas verde Sporting que combinavam com a sua garrida blusa de licra por baixo de um coletinho rendado branco. Além das verdes unhas, gostei também dos milhares de vincos que sua cara mostrava. Ai tantos vincos, meu deus!! Pareciam desenhados a lápis de minas! Mas que bem disposta que era ela, a mais "vincada":) A outra menos vincada, tanto da sua vida carrega que falando dela talvez lhe pareça que a carga diminui ou por outro lado pode achar que as suas histórias são um fascínio para os demais ouvintes...Uma excelente senhora, mas passada a história da filha ex rica com um filho, mais o neto, o bisneto, o trabalho com os acamados, a neta que estuda em Gandra, o restaurante da filha com excelentes francesinhas....ui!!!! Ela estava a tornar-se mais "barulhenta" que os restantes bairristas da Tasca! Que chata!
Finalmente chegaram as "Sapatilhas" com um explendor de brilho gordurento e ela, a menos vincada, calou-se! E as duas atacaram as Sapatilhas! E lambusaram-se com as Sapatilhas!! (Bacalhau esfiado frito envolvido numa massa tipo crepe, todo ele frito). E mais uma golada de branco da casa! Aaaaaah! Daquele engarrafado em garrafões da Água do Fastio! É! Parecia sumo... E elas as "avós" nada de palavras, só acenos de cabeça como quem diz "isto está aqui um pitéu do melhor":) E estaria...Havemos de lá voltar para nos besuntarmos com aquilo:)

E assim com duas avós desconhecidas finalizamos o fim de tarde...

2 comentários: