terça-feira, 23 de abril de 2013

Hora de Almoço.

- "Ocultamentos": Hoje à hora de almoço dediquei cerca de 10\15 minutinhos a ocultar feed's daqueles que "já não aguento mais"!! São lixo. Só e apenas lixo, quer de entidades , quer de pessoas. Mas a limpeza ainda não terminou...Há muito lixinho a invadir-me a conta facebookiana, continuarei a eliminá-lo dentro do possível.

- "Tempestade" : Quando estou a trabalhar em casa, depois de almoçar, vou sempre com o meu 4 patas à  rua. E nestes dias de sol então, é uma delícia! Para ele e para mim :) E como tal hoje não foi excepção. Ainda no páteo comum ao meu prédio e a um outro, encontrei-me com um amigo que já pertencera  à família... O seu relato foi basicamente o da "tempestade" e porquê? Porque está desempregado há 2 anos e pouco. Recebe menos de 400 euros por mês actualmente. Tem um filho já pré-adolescente ao seu encargo, tem um apartamento para pagar, água, luz, gás, comida, roupa... E o dinheiro obviamente que não chega até ao final do mês! Estava a contar-me que a todas as entrevistas que vai a resposta é sempre a mesma "Não". Ou então, é-lhe apresentado um salário em forma de comissões, o que é um risco para quem tem despesas fixas. Alguns empregos recusam pela idade. Enfim, fora-me descrita uma vida desgraçada, uma vida agoniante, uma vida de acordar e não saber o que fazer hoje! Ele estava a sair de casa para ir ter com o pai para lhe pedir dinheiro. Porque só recebe ao dia 30 e o dinheiro já acabou... disse-me ele: "um homem de quarenta e tal anos, vai agora pedir dinheiro ao pai! já viste!?". Eu não tive muito a dizer, ouvi apenas. Disse-lhe que acredito ser muito difícil para quem já teve tudo, não ter agora nada e continuar de cabeça erguida e na luta diária. Mas eu na verdade, nem imagino o que isso seja! E por uma fracção de segundos, pensei que vivo bem! Por uma fracção de segundos senti que deveria partilhar com quem precisa parte da minha vida que é boa! Senti que devia dar algo naquele instante. Dar algo que eu tenho de bom e que deveria partilhar! Mas dar o quê? Ele só quer um trabalho!

- "Bonança" : Estava eu ainda a pensar no que tinha acabado de ouvir atrás e ouço a chamarem por mim! Olho para trás e vejo alguém de sorriso rasgado a acenar-me! Visto ser uma familiar, mudei de rota. Estava super feliz ao contar-me do seu novo emprego! Disse-em que de entre N candidatos foi seleccionada! E a trabalhar ao lado de casa! Consegue conciliar os horários, com as rotinas dos filhos e marido em casa. Aproveita bem a hora de almoço quando vai a casa. Estava radiante por ter um contrato de 7 meses! Muita alegria por aqueles lados!! Após nos despedirmos, voltou a chamar-me para me contar mais uma boa novidade! E de cara alegre disse-me ainda que renovaram o contrato ao filho por mais uns meses! Estava toda feliz! Radiante com a vida!

Em menos de 1 hora e com metros de distância, senti a desgraça, a infelicidade, o desespero, por outro lado, a alegria, a vivacidade, a felicidade, a boa disposição, a harmonia. Sou "adepta" dos dois lados. Não consigo ficar indiferente à "Tempestade", não consigo deixar de pensar no que ouvi de negativo. Mas também fico contente pelo lado positivo da vida de alguém. Fico satisfeita por saber que existem pessoas que estão felizes e satisfeitas com suas vidas.
Ambas as histórias de infelicidade \ felicidade resumem-se ao trabalho. A ter um emprego. A ter o que fazer todos os dias. Resumem-se aos filhos e dar-lhes o que é preciso e saber que estão bem. Resumem-se a dinheiro. Resumem-se a quase tudo o que precisamos de mais elementar para sermos gente feliz e realizada.


Sem comentários:

Enviar um comentário