quarta-feira, 15 de maio de 2013

Correr por uma vida melhor!


Hoje em conversa com uma amiga, esta disse-me que, por indicação psicoterapêutica, está a iniciar um programa de treino para começar a correr 5Km. Eu acredito que ela vai conseguir, porque quando gostamos de nós próprios, quando nos estimamos, quando nos amamos, quando estimamos e amamos aqueles que também nos estimam e amam, nós conseguimos lutar e superar desafios e no final, conseguimos incrementar mudanças positivas na nossa vida.

Correr é um meio para reduzir os níveis de ansiedade. Aquela ansiedade que em excesso faz mal a todo o nosso organismo e pior do que isso à nossa alma! E correr dá-lhe algum sossego, alguma tranquilidade... Fala a voz da experiência!! Não li isto em lado nenhum, ninguém mo disse, é simplesmente a minha experiência pessoal que me permite afirmar tudo isto.

Como durante a conversa, a minha amiga disse-me ainda que uma Meia Maratona poderá também fazer parte do programa de treino (quem sabe… eu até já a desafiei para a próxima!), quero aqui partilhar fontes de energia preciosas, sem as quais a corrida se tornaria se não impossível, extremamente difícil…

Antes de uma corrida “normal” que para mim são, no mínimo 45 minutos, como sempre uma Banana.

Se a Corrida for de mais de 1 hora, devem levar-se “recargas de energia” como por exemplo, tâmaras, sultanas ou marmelada.

Antes de uma corrida que eu apelido de longa (90 minutos\105 minutos \ 2 horas), como sempre uma taça com aveia, uma banana, sultanas ou nozes e um iogurte magro.  Tudo misturado em forma de papa! É um precioso combustível e muito saudável!

No caso desta corrida longa, as “recargas de energia” a levar são marmelada e água!  Uma garrafa de água das pequenas, no mínimo.

Pronto, são algumas dicas simples, fáceis, saudáveis e importantes para que o nosso corpo esteja com a energia necessária para disfrutarmos prazerosamente de uma Bela Corrida J

4 comentários:

  1. Boas dicas :) E quem não gostar de marmelada, o que pode comer?

    ResponderEliminar
  2. Existem saquetas de gel de vários sabores (maçã, frutos vermelhos, café, morango....) que também são muito recomendadas e que têm um efeito imediato, ou seja, ingeres e sentes logo o efeito e ajudam a manter o esforço durante cerca de 1 hora. Eu às vezes também os uso, até porque a nível de usabilidade durante a corrida são muito práticos
    https://www.google.pt/search?q=gel+de+taurina&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=lLKUUbP9NcHX7Aa15ICwCg&ved=0CEgQsAQ&biw=1280&bih=685

    ResponderEliminar
  3. Encontras em Lojas de Produtos Naturais, por exemplo, ou na Sport Zon ou na dechatlon.

    ResponderEliminar
  4. Atenção, que se o esforço não for muito superior a 1 hora, as barras de cereais, as tâmaras, as sultanas ou nozes são uma excelente opção enquanto recarga de energia. O Gel recomendo apenas para esforços mais intensos \ treinos mais longos.
    Peço desculpa pela resposta dividida em 3!! :)

    ResponderEliminar